O plano de parto serve para atender às preferências da mãe em relação a todo o processo de parto, incluindo a execução de alguns procedimentos médicos.
Este documento deve ser feito e discutido juntamente com os profissionais que vão realizar a assistência ao parto.
Além dos profissionais de saúde que acompanham a gestação, a pessoa acompanhante que estará presente durante o parto também deve participar da criação do Plano de Parto.
Você pode montar o seu plano em forma de tópicos ou em texto corrido.
Veja aqui um Exemplo de Plano de Parto para você se guiar
Antes de começar a escrever seu plano, é importante conversar com médicos e enfermeiros e reunir o máximo de informações possível sobre a hora do parto.
Informe-se também sobre: Como Evitar a Violência Obstétrica.
Conhecer o local também pode ajudar (hospital, casa de parto, maternidade, etc). Procure conversar com a equipe que irá fazer o atendimento no dia.
Algumas maternidades e hospitais já oferecem uma consulta exclusiva para a confecção do plano de parto.
O plano de parto deve ser impresso em duas vias: uma que deve ser entregue para a equipe da maternidade ou hospital no momento do parto e outra que deve ficar com o/a acompanhante da gestante.
Apesar da grávida ter um plano de parto, fica a critério da equipe que a assiste decidir qual a forma mais segura de conduzir o parto, especialmente se existir riscos à saúde da mãe ou do bebê.
Lembre-se, o mais importante é que você e seu bebê estejam seguros e saudáveis.
Nosso grupo de Promoção!
Aqui, as mamães têm acesso a descontos exclusivos, de fraldas a brinquedos, de itens de higiene a acessórios, temos tudo para você e seu pequeno.
Não perca essa oportunidade de fazer parte de uma comunidade que se preocupa com o bem-estar e o bolso das mamães.
Leia também: 11 dicas para montar seu Plano de Parto
Veja também: 32 itens que você deve levar na Mala da Maternidade