Fabricantes de comida para bebê nos EUA ignoraram altos níveis de metais tóxicos
Níveis perigosos de metais tóxicos como arsênio, chumbo, cádmio e mercúrio existem em alimentos para bebês

Quatro fabricantes líderes no mercado norte-americano de alimentos para bebês venderam intencionalmente papinhas com altos níveis de metais pesados tóxicos

De acordo com uma investigação do congresso dos Estados Unidos, divulgada dia 04 de Fevereiro de 2021, a partir de documentos internos das empresas.

Níveis perigosos de metais tóxicos como arsênio, chumbo, cádmio e mercúrio existem em alimentos para bebês em quantidades que excedem o que especialistas e órgãos governamentais consideram permitido”, disse o deputado democrata Raja Krishnamoorthi, de Illinois, presidente do Subcomitê de Política Econômica e do Consumidor da Câmara, que conduziu a investigação assinada por membros do Partido Democrata.

 

Krishnamoorthi disse que as planilhas fornecidas pelos fabricantes são “chocantes” porque trazem evidências de que alguns alimentos para bebês contêm centenas de partes por bilhão de metais perigosos.

 

“No entanto, sabemos que em muitos casos, não devemos ter nada mais do que um dígito partes por bilhão de qualquer um desses metais em nossos alimentos", afirmou à CNN.

 

Todos esses metais pesados foram ligados ao câncer, doenças crônicas e efeitos neurotóxicos. No entanto, é o dano devastador que pode surgir no cérebro de um bebê em desenvolvimento que torna a toxicidade da comida infantil tão crítica.

Para não expor seu bebê aos perigos das papinhas industrializadas, busque uma alimentação saudável, tradicional, feita em casa.

No Guia das Papinhas você encontra 100 deliciosas receitas nutritivas e seguras de verdade.

Guia das Papinhas

É bem mais fácil do que você imagina preparar a comida do seu bebê. E para as mães que não têm tempo para cozinhar todos os dias, aprenderá a congelar as papinhas de forma prática e segura.

Produtos Químicos Encontrados nas Papinhas Industrializadas

Arsênio, chumbo, cádmio e mercúrio estão na lista dos dez produtos químicos mais preocupantes da Organização Mundial da Saúde para bebês e crianças. Como elementos naturais, eles estão no solo em que das plantações e, portanto, não podem ser evitados totalmente.

 

Algumas áreas e regiões de cultivo, porém, contém maiores níveis de toxicidade do que outras, em parte devido ao uso excessivo de pesticidas que contêm metais e à poluição industrial contínua.

 

Por estes motivos, valorizamos a importância de o bebê ser alimentado com comida caseira de verdade. Assim a mãe sabe exatamente o que seu bebê está comendo.

Não vale a pena correr riscos com a alimentação do bebê.

No Guia das Papinhas você terá uma grande variedade de receitas para o bebê. Opções desde o café da manhã até o jantar. 

Guia das Papinhas

Receitas de um jeito fácil, prático e saudável, e não precisará recorrer a produtos industrializados que causam efeitos danosos e permanentes à saúde.

Desde o momento da concepção até os 2 anos de idade, os bebês têm uma sensibilidade extremamente alta a produtos químicos neurotóxicos, como explicou Jane Houlihan, diretora nacional de ciência e saúde da Healthy Babies Bright Futures, uma coalizão de defensores empenhados em reduzir a exposição de bebês a substâncias neurotóxicas de produtos químicos.

  

“O cérebro dos bebês se forma rapidamente e, portanto, quando eles são expostos a metais que podem interromper esses processos naturais, os impactos podem incluir problemas comportamentais, agressão, perda de QI e todos os tipos de déficits cognitivos e comportamentais que podem persistir ao longo da vida”, detalhou Houlihan.

 

Os bebês recebem a maior dose desses metais pesados em comparação com outras partes da população quando se vê a proporção pelo peso. Portanto, as consequências são graves”.

Em 2019, a organização publicou um relatório que apontou metais tóxicos em 95% dos alimentos para bebês retirados aleatoriamente das prateleiras dos supermercados. 

Essa exposição foi a “inspiração” para o trabalho do subcomitê do congresso norte americano, segundo o deputado Krishnamoorthi.

  

Cada vez mais importante saber preparar as refeições do bebê em casa. Saber selecionar os ingredientes adequados para oferecer ao bebê a melhor introdução alimentar.

Informação privilegiada

Testes internos feitos pelas empresas Gerber, Beech-Nut, Nurture (da marca Happy Baby) e Hain Celestial Group (dona da marca Earth’s Best Organic) mostraram níveis de metais pesados muito acima dos limites definidos para água engarrafada pela FDA e a EPA, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, segundo descobriu a investigação do congresso.

 

Certos ingredientes de alimentos para bebês em certos produtos continham até 91 vezes o nível de arsênio inorgânico, até 177 vezes o nível de chumbo, até 69 vezes o nível de cádmio e até 5 vezes o nível de mercúrio permitido na água engarrafada. Ainda assim, as empresas aprovaram esses produtos para venda.

 

Segundo o subcomitê, não importava se o alimento para bebês era orgânico ou não: os níveis de metais tóxicos ainda eram altos.

 

Então mesmo que os fabricantes apontem esses produtos como seguros para o consumo dos bebês, as pesquisas mostram que não é bem assim.

E assim você poderá alimentar o seu bebê de forma segura e nutritiva de verdade sem precisar recorrer a ''praticidade'' de produtos industrializados.

Como podemos ver, as 4 maiores empresas de alimentação infantil dos EUA estão produzindo e comercializando produtos que são nocivos à saúde dos bebês.


Conheça nosso Guia das Papinhas e dê uma introdução alimentar saudável de verdade para o seu bebê.

Guia das Papinhas

Falha em cooperar

De acordo com a investigação do congresso, três outras empresas de alimentos para bebês não cooperaram totalmente com a investigação do subcomitê: Sprout Organic Foods; Walmart, que vende a comida para bebês Parent’s Choice; e a Campbell Soup Company, que vende a marca de produtos para bebês Plum Organics.

  

“O subcomitê está muito preocupado que a falta de cooperação deles possa estar obscurecendo a presença de níveis ainda mais altos de metais pesados tóxicos em seus produtos de comida para bebês do que os produtos de seus concorrentes”, afirmou o relatório.

  

A CNN entrou em contato por email e telefone várias vezes com a Sprout Organic Foods e o Walmart, mas não recebeu respostas antes da publicação desta reportagem.

 

Nenhuma nova ação da FDA

 

Até hoje, os alimentos para bebês que contêm metais pesados tóxicos não trazem rótulos ou advertências aos pais.

 

Os fabricantes são livres para testar apenas os ingredientes ou, na grande maioria dos alimentos para bebês, não realizar nenhum teste”, escreveu o relatório do subcomitê.

Uma introdução alimentar adequada terá muitos benefícios para a saúde do seu bebê.

Não coloque em risco a saúde do seu bebê. Fuja das papinhas industrializadas.

O Guia das Papinhas foi elaborado com muito carinho e cuidado para proporcionar uma introdução alimentar saudável de verdade para o seu bebê.

Guia das Papinhas
Leia Também: Itens para Introdução Alimentar